Geoparque é um novo conceito que relaciona desenvolvimento econômico local e conservação da natureza, tendo como foco principal o geopatrimônio.
Na prática, um geoparque é um território bem definido e que apresenta locais com características geológicas e de relevo bem marcantes e que são gerenciados sob um conceito abrangente de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.
A ideia ao se criar um geoparque é a de gerar atividade econômica, a partir do (geo)turismo de forma sustentável, e ao mesmo tempo exaltar geossítios de importância científica, ou expressiva raridade ou beleza, valorizando ainda aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais destes locais.
Um geoparque não é uma unidade de conservação e nem uma nova categoria de área protegida, mas também tem o compromisso de preservar seu geopatrimônio para as futuras gerações, buscando sempre o respeito ao meio ambiente.
Por meio de visitas a geoparques ou da divulgação de informações sobre eles, se busca ensinar e educar o grande público sobre temas relacionados às geociências. Além disso, também são importantes para gerar novas fontes de renda para a população local e para atrair recursos para a região onde se inserem.
Eles têm também o propósito de reforçar a identificação da população com sua região e de promover melhorias na infraestrutura local.
Algumas propostas de geoparques brasileiros estão ilustradas na imagem a seguir:

Em nível mundial, existem redes nacionais, continentais e uma rede mundial de geoparques. A rede mundial é gerenciada desde o final do ano de 2015 pela UNESCO e denomina-se Rede Global de Geoparks da UNESCO (ou GGN, de Global Geoparks Network). Interessante ressaltar que os geoparques que pertencem à essa rede, tem a grafia da palavra alterada para Geopark, o que o diferencia dos demais geoparques que não estão ligados à GGN.
Atualmente (novembro de 2017), a GGN conta com 127 membros, conforme se observa na figura abaixo.

Conforme pode-se observar, no Brasil existe apenas um geoparque ligado à GGN, que é o Geopark Araripe, localizado no estado do Ceará. Existem, ainda, mais 4 geoparques oficializados mas que não estão ligados à GGN, são eles: Geoparque Bodoquena-Pantanal (MS), Geoparque Costões e Lagunas (RJ), Geoparque Ciclo do Ouro (SP) e Geoparque Cachoeiras do Amazonas (AM).